O carambeiense Cauan Santos Cezário foi selecionado para integrar o elenco sub-17 do Pato Futsal na temporada 2024. A lista oficial foi divulgada nesta semana, após seletiva realizada nos dias 13 e 14, no Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco. A equipe pato-branquense é referência na formação e lapidação de jovens talentos.



Cauã, mais conhecido como Cezário, já tem passagem por equipes da região e expressou sua alegria por ter sido um dos selecionados. “Estou feliz demais por ser aprovado no Pato, um dos maiores times de futsal do Brasil. É um imenso prazer defender a camisa do Pato Futsal nessa temporada de 2024. Com muita disciplina e foco, estarei entregando o meu melhor entrando em quadra e juntos faremos uma grande temporada”. 


Cezário iniciou nas escolinhas de futsal da prefeitura de Carambeí onde disputou desde as categorias menores até o sub-16. Desde pequeno ele se destacava jogando na sua categoria e também na categoria acima mostrando seu potencial. Em 2022 já havia jogado pelo Caramuru de Castro como atleta convidado e depois por Wenceslau Brás. Atualmente Cezário treinava na Associação de Futebol Carambeí (AFC) e integrava o Projeto Toques de Letra, ele já estava sendo sondado por outras equipes, mas quando soube da peneira pra jogar no Pato Futsal não hesitou em tentar entrar na equipe que tem projeção nacional. Pediu ajuda para muitos para ir até o município de Pato Branco, mas não teve resposta positiva e no último momento recorreu a seu antigo técnico, o professor Sandro Marcelo de Oliveira, que prontamente aceitou o desafio e o levou para participar da seletiva no sudoeste paranaense. 


“Como sabia do seu potencial como atleta e também da sua educação e da sua humildade resolvi ajudá-lo para que pudesse lutar pelo seu sonho de jogar em uma grande equipe. Estava confiante e naqueles três dias de viagem e testes confirmou-se a garra, determinação do Cezário, as portas se abriram para nova etapa que o está aguardando”, disse Sandro. 



Pato 

Na atual temporada, além da equipe adulta que disputa a Liga Nacional de Futsal, a Taça Brasil de Clubes, a Supercopa de Futsal, a Copa Paraná e a Série Ouro do Campeonato Paranaense, o Pato Futsal também trabalha no fortalecimento do projeto das categorias de base, que têm presença confirmada em campeonatos regionais, estaduais e nacionais.


Os professores Pedro Garcia, Crystiano Roberto, Fabiano Seixas e Arlei Budny estarão trabalhando diretamente com os jovens da equipe pato-branquense. A equipe também tem destaque em polos sociais espalhados por bairros de Pato Branco, em parceria com a Secretaria de Esportes e a Prefeitura Municipal de Pato Branco.