O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou neste sábado (16), em Guaratuba, o Verão Maior Paraná, com uma grande estrutura para entretenimento, atividades esportivas e reforço na segurança para a temporada, que promete ser a mais movimentada da história. O Governo do Estado investiu R$ 80 milhões para a preparação do Litoral e das praias de água doce da região Noroeste (Porto Rico e São Pedro do Paraná).




O objetivo, segundo o governador, é atrair mais turistas do que na temporada 2022-2023, quando cerca de 3 milhões de pessoas visitaram as praias paranaenses. Nesta temporada, os veranistas já poderão perceber da revitalização da orla de Matinhos, que está 89% concluída, e o início da construção da emblemática ponte entre Guaratuba e Matinhos. O trânsito entre as duas cidades também foi facilitado pelas obras de canalização do canal de macrodrenagem e duplicação da Avenida JK.



“Depois de uma temporada muito movimentada no último verão, investimentos ainda mais para melhorar e ampliar a estrutura nas nossas praias e permitir que as famílias paranaenses e os turistas de outros estados e países possam curtir uma ampla programação cultural e de lazer com qualidade e segurança”, afirmou o governador

“As cidades do Litoral, que por muitos anos careciam de grandes investimentos, hoje veem a transformação causada por obras aguardadas há décadas, que já refletem no aumento da movimentação de pessoas, gerando mais empregos e renda no comércio, hotelaria, gastronomia e turismo, e em breve significarão também um salto no desenvolvimento econômico”, acrescentou Ratinho Junior.




O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, que coordena o Verão Maior Paraná, explica que o projeto é fruto de um planejamento de oito meses e que contou com a participação de todas as áreas do Governo do Estado e apoio dos municípios. O resultado está consolidado no site oficial do projeto com toda a programação.

“O Paraná está preparado para receber os turistas com 34 shows com atrações paranaenses em palcos sunset, 27 atrações nacionais em grandes arenas, e toda a infraestrutura de cultura, esporte, turismo, educação ambienta e inclusão”, disse.

“Teremos 30 eventos esportivos, sendo seis grandes com atletas e ex-atletas renomados como o Giba, Emanuel e Amaral. São mais de 1.500 atletas inscritos em competições de skate, ginástica rítmica, beach tennis, além de várias atividades abertas nas praias para toda a família”, complementou.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, anfitrião do lançamento, disse que o Litoral do Paraná está se consolidando como um local para famílias. "Tem opções para todos os gostos e públicos, para o idoso, a criança, o jovem, para quem quer apenas descansar. E a expectativa para o futuro é ainda maior com a ponte", afirmou.





CULTURA E MUITA MÚSICA – A programação cultural do Verão Maior Paraná contará com 27 shows nacionais em arenas instaladas no balneário Flamingo, em Matinhos, e no Centro de Eventos Marisol, em Pontal do Paraná. Os eventos são gratuitos e contam com o apoio da Renault do Brasil e da Cooperativa Agrária, por meio do programa Paraná Competitivo, e vão do dia 12 de janeiro a 24 de fevereiro.



Luan Santana, Roupa Nova, É o Tchan, Jorge e Mateus, Zezé Di Camargo e Luciano, Dudu Nobre, Chiclete Com Banana, Raça Negra, Guilherme e Benuto, Hugo e Guilherme, Rick e Renner, Cayton e Romário, Yasmin Santos, George Henrique e Rodrigo, Pixote, Simone Mendes, Amado Batista, Trio Parada Dura, Matogrosso e Mathias, Zé Felipe, e Henrique e Diego então entre as atrações confirmadas para os palcos principais.

Quatro shows serão transmitidos pela TV Paraná Turismo, Band TV e TVCI, além dos canais oficiais do Governo do Estado: Hugo & Guilherme (12/01), Luan Santana(19/01), Jorge e Mateus (21/01) e Guilherme e Benuto (26/01).



Outros três palcos montados em Caiobá, Shangri-lá e Guaratuba terão shows de bandas como Relespública, Banda Mais Bonita da Cidade, Tuyo, Black Maria, Luccas e Leonardo, Blindagem e Namastê. As cidades de Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba, no Litoral, receberão eventos circenses e teatrais.




O Cinema na Praça, que já foi um grande sucesso na última temporada, vai passar por 38 cidades paranaenses neste verão a partir de 4 de janeiro, levando exibições gratuitas ao ar livre para a população. Nesta temporada, a iniciativa conta com o apoio da Cooperativa Agrária Industrial e prefeituras.