O verão no Brasil começa nesta sexta-feira (22) e já com altas temperaturas e tempo abafado no Paraná, indica a previsão do tempo do Simepar.


A estação mais quente do ano deve ter temperaturas acima da média histórica e a presença de muita chuva, condições influenciadas pelo fenômeno climático El Niño.

 “O aumento da temperatura da superfície do mar no Pacífico Central e Centro-Leste acima de 1,5 ºC gera condições propícias a chuvas volumosas e persistentes, ventanias e ondas de calor”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.


Segundo o meteorologista, o verão também deve ter as ondas de calor que apareceram na primavera, provocando desconforto térmico. No Paraná, o calor deve ser mais forte nas regiões oeste, sudoeste, norte e Litoral.

E chuvas intensas, já comuns no verão, devem atingir o Estado, especialmente no Norte e Noroeste.



“Os períodos chuvosos aumentam os riscos de desastres naturais como inundações, enxurradas e eventual escorregamento de massa”, afirma o meteorologista. “A ocorrência de pancadas de chuva intensas, porém rápidas e localizadas, com incidência de muitas descargas atmosféricas, rajadas de vento e queda de granizo, faz parte da climatologia do verão no Paraná”.

Quando começa o verão 2023?

O verão no Hemisfério Sul começa no dia 22 de dezembro de 2023, à 0h27 (horário de Brasília), e termina no dia 20 de março de 2024, à 0h06 (horário de Brasília).

A estação é marcada pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo. Portanto, há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas.


No Paraná, no primeiro dia do verão o tempo fica abafado devido a uma massa de ar quente e úmido predominante. O fenômeno favorece a ocorrência de chuvas rápidas e localizadas. As temperaturas devem variar entre 16ºC na Região Sul e 32ºC na Região Norte do Estado.