
Carambeí recebeu nesta segunda-feira (11), a visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, com mais uma edição do “MTur Itinerante”. A iniciativa do Ministério do Turismo tem como objetivo expor os programas da Pasta para o fortalecimento do turismo na região e o desenvolvimento sustentável do setor.
Entre as ações estiveram o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que proporciona financiamentos com condições diferenciadas a empreendimentos turísticos privados, e o registro no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.
“Nós, do Ministério do Turismo, acreditamos no potencial desta cidade, e da região, e estamos empenhados em colaborar com o desenvolvimento turístico, trazendo emprego e renda para a região, que é uma das mais visitaras do estado do Paraná”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino, durante a agenda na cidade.
O ministro Celso Sabino também realizou visitas técnicas a atrativos turísticos locais, como o Parque Estadual Vila Velha - um dos patrimônios históricos do Paraná - e o Buraco do Padre, cenário de uma cachoeira de aproximadamente 30 metros de altura que deságua em um anfiteatro rochoso.
O ministro do Turismo conheceu, ainda, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa e o Parque histórico de Carambeí.
Presente à agenda, a prefeita de Carambeí Elisangela Pedroso celebrou a visita do ministro “O turismo local hoje alimenta uma cadeia de negócio como o comércio local, hotéis, casa de tortas e outros, gerando emprego, renda e receita para a nossa cidade. Todo mundo ganha”, salienta.
Por fim, Elisangela explica que é a primeira vez que a cidade recebeu a visita de um ministro de turismo, que conheceu de perto o que de melhor tem para se visitar em Carambeí.
A secretária em exercício de Turismo do Estado do Paraná, Camila Aragão, que também acompanhou a visita do ministro, previu avanços com a presença de Celso Sabino. “A gente espera formar parcerias, o Governo do Estado e o Governo Federal, para o desenvolvimento do turismo como um todo”, comentou Aragão.