Até a próxima semana 1.610 cidades brasileiras estarão com o sinal de 5G liberado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), incluindo Carambeí e outras cidades da região.
A liberação, porém, não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: conforme explica a Anatel, “a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”.
Ou seja, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz.
Estes 1.610 municípios representam 141 milhões de brasileiros, o que corresponde a 66,4% da população do Brasil – e, a partir do mês de julho, mais cidades poderão ter a faixa liberada de forma antecipada, conforme avancem as ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).
A liberação segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a EAF já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.
Cidades com o 5G liberado pela Anatel
Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o GAISPI disponibiliza painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo GAISPI para as próximas liberações.
Dos Campos Gerais, as cidades que já estão com o 5G liberado pela Anatel são: Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Castro, Carambeí, Tibagi, Ipiranga, Teixeira Soares, Ortigueira e Porto Amazonas.
Por: Anatel / DC Mais