Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chama atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Paraná, o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST) monitora e analisa os acidentes de trabalho (AT) das pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os anos de 2018 a 2022 foram notificados 102.238 casos de AT pelo SUS, sendo que 1.408 pessoas morreram no Estado. Esses números levam em conta todos os trabalhadores com ou sem carteira assinada e são registros feitos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

PERFIL - O banco de dados apontou que 73% dos ATs ocorrem com trabalhadores do sexo masculino. As principais ocorrências são verificadas em pessoas que trabalham em linha de produção (8,5%), pedreiros (5,7%), operando máquinas (2,3%), motoristas de caminhão (2,1%) e soldadores (2%). Quanto às causas, as principais foram pelo impacto causado por objeto (7%), contato com máquinas (6%) e esmagamento dentre objetos (4.9%).


A Sesa conta com o apoio dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) descentralizados e que são responsáveis pelas ações do Estado nessa área, como programas de vigilância em ambiente de trabalho e campanhas educativas.

SEGURANÇA NO TRABALHO – Uma dessas campanhas é o Abril Verde. Ela foi criada para alertar sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes do trabalhador. Ainda em abril, no dia 28, também é comemorado o Dia Mundial de Segurança e Saúde no trabalho. Especificamente no Brasil, é celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.
O mês emblemático verde, as datas internacional e nacional refletem a importância para essa realidade. O tema da Canpat (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes) da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, deste ano é “Segurança e saúde no trabalho como princípio e direito fundamental: riscos psicossociais relacionados ao trabalho”.
SAÚDE DO TRABALHADOR - Com foco na prevenção, o Núcleo de Recursos Humanos do Hospital Zona Norte, situado em Londrina, Norte do Paraná, realizou um evento sobre o tema.


A instituição, administrada pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), defendeu a causa “Abril Verde” promovendo palestras para os profissionais de saúde sobre doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, assédio moral e sexual. A ação contou com a participação da equipe do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Sesa, Casa Civil e Polícia Civil do Estado do Paraná.

Pensando na saúde dos trabalhadores e na segurança no ambiente de trabalho, confira: Se você for empregador fique atento às orientações das autoridades sanitárias e procure informações sobre as legislações trabalhistas e sanitárias para a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável; se você for trabalhador, procure se informar sobre seus direitos e deveres ou denuncie nas ouvidorias municipais e estadual de saúde.