Inicia nesta quinta-feira(27), a 16ª edição da ExpoFrísia, uma das principais feiras agropecuárias do Brasil, e que vai reunir o melhor em genética, conteúdo e tecnologia, com a participação de criadores, cooperados da Frísia e parceiros.


O evento terá palestras técnicas, painéis, exposição de animais e equipamentos, Clube de Bezerras, concurso de silagem, premiação dos produtores ‘Destaques do ano’, entre diversas outras atividades divididas nos três dias de extensa programação.


A ExpoFrísia chega à sua edição 2023 cheia de novidades. Entre elas está a realização do Digital Agro como parte da feira.



Considerado no setor com um dos mais expoentes eventos de inovação e tecnologia do agronegócio brasileiro, o Digital Agro retorna às suas origens, na região que é considerada polo no agronegócio sustentável.

O Digital Agro reunirá pessoas para conhecer, se inspirar e construir as soluções mais avançadas para o agronegócio atual e futuro. Entre os temas programados estão sustentabilidade, monitoramento digital e sensoriamento, internet das coisas (IOT) e energias renováveis.


Organizados pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, com o apoio técnico da Fundação ABC, se tornaram referência para uma produção agropecuária sustentável, inovadora e eficiente. Os eventos, um dos mais expressivos em tecnologia e inovação no agronegócio do Brasil, acontecerão entre os dias 27 e 29 de abril, no Parque de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí.


Gerente executivo de Estratégia e Inovação da Frísia, Auke Dijkstra destaca que as feiras acontecerão dentro de uma das regiões mais produtivas e diversificadas no Brasil, os Campos Gerais do Paraná. Com o tema “Tradição em inovar”, as duas feiras irão se complementar ao unir a pecuária e a agricultura, a história e o futuro.


“Com os dois eventos acontecendo de forma simultânea, estamos criando um grande ponto de encontro em Carambeí para pecuaristas e agricultores. Teremos empresas expondo suas mais eficazes tecnologias, palestrantes que abordarão a perspectiva para os segmentos e um público formado em grande parte por produtores e tomadores de decisão do agro”, conta Dijkstra.

Estrutura


Os eventos contabilizarão mais de 50 expositores, com aproximadamente dez startups e mais de  20 horas de conteúdo. Serão duas áreas dentro da feira: a Arena ExpoFrísia e a Arena Digital Agro. 

Para a primeira, o público terá acesso ao melhor em genética, manejo e produtividade dos animais, ocorrendo as tradicionais exposições da raça holandesa, o Clube de Bezerras e a Copa dos Apresentadores. 

Já para o Digital Agro, as novidades que acompanham um campo mais digital, com troca de informações, internet das coisas, drones,  sistemas de gestão, ESG e alimentos do futuro. Na feira, o público terá acesso a, entre outras atrações, dinâmicas de tecnologia, Arena de Pitch e Espaço para Startups.



Em 2022, o Digital Agro aconteceu em Curitiba com o objetivo de mostrar para a sociedade urbana quais as novidades do campo e como o agro está se preparando para a constante demanda do consumidor. Agora, a feira retorna ao seu ecossistema de origem, onde estão presentes as mais eficientes e modernas propriedades rurais, com uma produção agropecuária sustentável e de alta rentabilidade. 


A 16ª ExpoFrísia acontece dos dias 27 a 29 de Abril, no Parque Histórico de Carambeí, com entrada gratuita.