Da redação: As aulas 100% presenciais nas escolas da rede municipal de ensino de Carambeí começam na próxima segunda-feira, dia 7. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, divulga que são mais de 1,7 mil estudantes do ensino fundamental, 981 da educação infantil, e 270 professores que irão retornar às atividades em sala de aula, depois de quase dois anos nas modalidades virtual e híbrida. Ao todo, são 11 instituições de ensino, entre escolas e Centros de Educação Infantis - CMEIs. Os professores já retornaram na segunda-feira, dia 2, para organizar às aulas.
A secretária municipal Kátia Harms explica que a decisão do retorno 100% presencial foi tomada dentro pelo 'Comitê de Voltas às Aulas', composto por representantes da saúde e vigilância sanitária, e de diversos segmentos voltados aos interesses das crianças e adolescentes e área da educação; que definiu ainda os protocolos sanitários a serem adotados nas unidades de ensino.
“O retorno presencial é fundamental para a retomada da aprendizagem dos alunos, a interação professor e aluno é insubstituível para o aprendizado. Os estudantes precisam reconstruir os vínculos com a escola. Estamos num momento importante de retomada e recuperação de conteúdo, quem sem o retorno presencial se reforçam muito as desigualdades e oportunidades para que todos aprendam, é pensando no direito de todos à educação, que se pautou a decisão desse retorno”, ressalta a secretária.
As instituições escolares estão preparadas para receber os alunos dentro das medidas sanitárias para o enfrentamento da pandemia, com o uso do álcool em gel, tapetes sanitizantes, práticas de distanciamento entre os alunos, cuidados com a higienização das instalações das instituições escolares; protocolos de higiene no manuseio e distribuição da merenda escolar, bem como material didático, uso de bebedouros, entrada e saída dos alunos sem aglomeração; cobrança no uso da máscara, e higienização das mãos, com trabalho didático em sala de aula e sem a troca de materiais entre os alunos.
Para casos comprovados de alunos ou funcionários positivados, o ‘Comitê de Volta às Aulas’ já elaborou um protocolo que foi repassado aos gestores escolares. “Reforçando que a equipe diretiva das instituições escolares tem orientação para monitorar os casos suspeitos e fazer os devidos encaminhamentos”, destacou Kátia.
O transporte escolar foi organizado dentro dos protocolos de biossegurança.
A prefeita Elisangela Pedroso fala que boa parte dos professores estão vacinados com as duas doses de vacina contra a Covid-19 e o município já iniciou a vacinação pediátrica. “A população de modo geral, cerca de 90%, está imunizada, agora, começamos a vacinação de crianças até 11 anos. Tomaremos todos os cuidados individuais para garantir um retorno seguro de nossas crianças, professores e funcionários da rede municipal de ensino. O aluno precisa retornar o quanto antes esse vínculo com professores e a sala de aula”, pontou.