O município de Carambeí foi contemplado com 2.369 cartões do programa Cartão Comida Boa, do Governo do Paraná. Cada família tem direito a receber R$ 50,00 por mês, no prazo de três meses. O dinheiro só pode ser utilizado na compra de alimentos. A entrega dos cartões será realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir desta quinta-feira (14), no CRAS Novo Horizonte e no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Desse total, 1.974 cartões serão entregues conforme lista fornecida pelo Governo do Estado baseada no Cadastro Único. Outros 395 serão entregues para MEIs e autônomos mediante cadastro que pode ser agendado no CRAS e a entrega será a partir do dia 25 deste mês. Para ter acesso aos cartões a renda per capita deve ser de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até 3 salários mínimos.
O programa será operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações. Na hora de retirar o cartão em um dos pontos de atendimento, o beneficiário deve levar o RG e CPF e comparecer somente o responsável familiar, para evitar aglomerações devido a pandemia do novo coronavírus. Vale ressaltar que o uso de máscara é obrigatório.
DINHEIRO NO COMÉRCIO LOCAL
O recurso do Cartão Comida Boa só pode ser utilizado nos mercados credenciados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Isso significa que o recurso circula no próprio município. Em Carambeí, dez empresas estão autorizadas pelo programa.
Somados os três meses de repasses, deve circular no comércio local mais de R$ 355 mil. Fator que contribui com a permanência das atividades das empresas e garante vagas de emprego.
CRONOGRAMA DE ENTREGA DOS CARTÕES CONFORME DE NASCIMENTO
14/05 – JANEIRO / FEVEREIRO
15/05 – MARÇO / ABRIL
18/05 – MAIO / JUNHO
19/05 – JULHO / AGOSTO
20/05 – SETEMBRO / OUTUBRO
21/05 – NOVEMBRO / DEZEMBRO
22/05 – REPESCAGEM
EMPRESAS CADASTRADAS
Supermercado Alvorada
Mercado Estrela 1
Supermercados Rickli
Mercado Almeida Ramos
Mercado Nova Holanda
Mercado Bom Preço
Mercado Eldorado
Mercado Oliveira
Mercado Ribeiro
Mercado Santa Rita
Fonte: Emerson Teixeira